Estabelecimentos terão 15 dias para apresentar defesa após autuações do Procon-RJ e Sedcon.
Em operação realizada nesta terça-feira (21), dez lojas foram autuadas por irregularidades no Plaza Shopping Niterói, no Centro, e no Américas Shopping, no Recreio, Zona Oeste do Rio. A ação da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ fiscalizou 15 estabelecimentos no total.
No Plaza Shopping Niterói, sete lojas foram vistoriadas, e quatro apresentaram problemas. As infrações incluíram ausência de preços em produtos à venda, destaque inadequado para o preço de parcelas em relação ao valor à vista e, em uma farmácia, a falta de uma lista atualizada de preços de medicamentos.
No Américas Shopping, dos oito estabelecimentos fiscalizados, seis foram autuados. A principal irregularidade constatada foi a ausência de preços em produtos expostos, acompanhada de práticas como o destaque inadequado para o preço de parcelas e a falta do livro de reclamações do Procon-RJ.
"Essa fiscalização revela práticas que podem induzir o consumidor ao erro, como a falta de preços claros e o destaque para parcelas em detrimento do valor à vista. É essencial que os consumidores estejam atentos e exijam seus direitos", afirmou Gutemberg Fonseca, secretário de Estado de Defesa do Consumidor.
Os shoppings não se manifestaram até o momento da publicação desta matéria.
Comentários