SETE PESSOAS SÃO PRESAS NA GUERRA PELO CONTROLE DO TRÁFICO DE DROGAS NO MORRO DOS MACACOS EM VILA ISABEL
Foto: reprodução / Google Maps |
Policiamento reforçado e novos confrontos marcam a zona de conflito em Vila Isabel
Sete suspeitos foram presos e arsenal militar apreendido em ação policial no Morro dos Macacos neste sábado, (28).
O Batalhão de Operações Especiais (Bope), em conjunto com a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, realizou uma operação no local na manhã deste sábado. Durante a ação, marcada por relatos de tiroteio, sete pessoas suspeitas de ligação com o tráfico foram presas.
A operação resultou na apreensão de dois fuzis, três pistolas, radiotransmissores, munição, carregadores, equipamentos militares táticos e uma luneta para fuzil. Todo o material foi encaminhado à 20ª DP (Vila Isabel).
Segundo a Polícia Militar, a ação é parte de um reforço no policiamento na região, que tem sido cenário de confrontos frequentes entre facções criminosas rivais.
HISTÓRICO DE CONFLITOS NO MORRO DOS MACACOS
A disputa pelo controle do tráfico no Morro dos Macacos tem sido recorrente. Desde 2009, quando um helicóptero da PM foi abatido por traficantes no local, os conflitos vêm se intensificando. No episódio mais recente, bandidos do Comando Vermelho (CV) tentaram invadir a comunidade, controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), no dia 22 de dezembro, resultando em tiroteios e na morte de Everton Firmo Mesquita, de 33 anos.
De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, apenas em 2023, foram contabilizadas 79 trocas de tiros em Vila Isabel, número que reflete a escalada da violência. Em 2024, os ataques se intensificaram, com 11 confrontos registrados em um período de quatro meses.
Apesar das operações policiais, a luta entre as facções pelo controle do território continua sendo um grande desafio para a segurança pública na região.
Comentários