Grupo operava esquema de receptação e fraudes bancárias no Mercado Popular da Uruguaiana
Policiais civis da 1ª DP (Praça Mauá) prenderam cinco homens e recuperaram 23 celulares roubados, em uma operação realizada nesta terça-feira (26), no Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, o grupo utilizava um box no local como base para diversas atividades criminosas, incluindo fraudes bancárias e receptação de aparelhos roubados.
No esquema, moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade eram aliciados para fornecer dados biométricos e documentos pessoais usados nas fraudes. Em troca, recebiam apenas R$ 50.
Além disso, os celulares roubados eram utilizados para acessar contas bancárias das vítimas, realizando transferências via internet banking. No box, os policiais apreenderam comprovantes de transações financeiras, como PIX e saques, além de dezenas de materiais contrafeitos, incluindo uniformes falsificados de clubes de futebol.
Duas vítimas que tiveram os telefones roubados foram identificadas e recuperaram os aparelhos. Os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação, associação criminosa, utilização indevida de símbolos e violação de marca registrada.
A operação reforça o combate ao comércio ilegal e ao uso de dados pessoais para fraudes, destacando a importância da denúncia e da fiscalização nos centros comerciais populares.
Comentários