Navio NM Luiz parte rumo à Turquia, após ser adquirido por armador turco em leilão judicial
Foto: reprodução | O navio que bateu contra a ponte Rio-Niterói, sairá do Rio de Janeiro. |
O graneleiro São Luiz, que ficou marcado por colidir com a Ponte Rio-Niterói em novembro de 2022, está prestes a encerrar sua longa estadia no Porto do Rio de Janeiro. Rebatizado de NM Luiz, o navio parte nesta quarta-feira, após quase dois anos atracado, com destino à Turquia, sob nova propriedade.
O navio esteve imobilizado por conta de uma disputa judicial entre a sua antiga proprietária, a Navegação Mansur, e credores. Após ser leiloado em fevereiro de 2024, o NM Luiz foi arrematado por R$ 6,2 milhões pela empresa turca Rota Shipping.
A operação de saída já está completamente definida pelas autoridades da PortosRio e pela Praticagem-RJ. O processo será realizado durante o dia e exigirá a mobilização de ao menos quatro rebocadores, além de equipes especializadas. Para garantir a segurança da manobra, o tráfego no Canal de Acesso ao Cais Comercial será temporariamente interrompido, e o navio seguirá viagem escoltado por rebocadores oceânicos.
Ainda há pendências quanto ao pagamento das despesas acumuladas durante o tempo que o navio esteve no porto. A PortosRio afirmou que os custos anteriores à venda serão cobrados da Navegação Mansur, enquanto as despesas geradas após a aquisição são de responsabilidade da Rota Shipping.
Comentários