NITERÓI LANÇA NITBIKE: NOVO SISTEMA DE BICICLETAS COMPARTILHADAS
A Prefeitura de Niterói deu início, nesta quinta-feira (4), ao projeto NitBike, um sistema de compartilhamento de bicicletas. Em sua fase inicial, o programa inclui dez estações espalhadas pelo Centro, Icaraí, Ingá e São Domingos. A inauguração, realizada na Praia das Flechas, no Ingá, contou com a presença do prefeito Axel Grael, que anunciou a meta de 50 estações até setembro.
O objetivo do NitBike é proporcionar à população uma nova opção de transporte acessível e sustentável, promovendo deslocamentos mais rápidos e ajudando a desafogar o trânsito. A iniciativa também visa incentivar hábitos saudáveis e reduzir a poluição causada por automóveis.
O prefeito Axel Grael destacou a importância do projeto: “Essa é mais uma conquista do programa Niterói de Bicicleta. A presença das bicicletas nas ruas de Niterói já é uma realidade. Apesar do ceticismo inicial sobre tornar o ciclismo uma cultura na cidade, vemos que, cada vez mais, os niteroienses estão adotando as bikes em suas rotinas. A implementação do serviço de bicicletas compartilhadas combina mobilidade urbana com sustentabilidade e é acessível para todos”, afirmou.
Helena Porto, coordenadora do Niterói de Bicicleta, informou que o primeiro lote contará com cerca de 110 bicicletas para adultos e oito para crianças, com novos lotes adicionados mensalmente.
“Esse projeto representa um avanço para a cidade. Ele desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida em Niterói, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana. Sabemos que muitos deslocamentos na cidade são curtos, de até 3 km, uma distância que é facilmente percorrida de bicicleta”, explicou Helena.
As viagens gratuitas estão limitadas a 1 hora, independentemente do número de viagens por dia, com um intervalo de 15 minutos entre elas. Quem ultrapassar esse tempo pagará uma multa de R$ 8.
As estações são equipadas com câmeras de monitoramento ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento de Niterói (Cisp) para garantir maior segurança. Além disso, as estações emitem alertas sonoros em casos suspeitos e podem identificar e bloquear usuários em situações irregulares.
O aluguel das bicicletas é feito através do aplicativo NitBike, disponível para IOS e Android.
Comentários