Foto: reprodução / TV Globo |
Helena Melo do Patrocínio Dias, de 1 ano, está há dez dias sem ver a mãe após ser levada pelo pai, André Luiz do Patrocínio Dias, militar da Marinha. Ele afirmou que levaria a filha para uma consulta pediátrica, mas não retornou nem deu notícias desde então.
Fabrícia Melo, a mãe, está desesperada e sem saber como agir sem a filha. "Passava o dia inteiro com a Helena. Agora, acordo e não sei o que fazer. À noite é muito difícil, pois ela sempre dormia aconchegada comigo", desabafou.
De acordo com Fabrícia, Helena estava em tratamento para bronquiolite quando André insistiu em levá-la a outro médico. "Ela ainda estava com ronco no peito, então ele disse que a levaria ao médico de sua confiança", relatou Fabrícia. Ela deixou a filha às 9h e pediu que a devolvesse às 16h, mas desde então ele não respondeu às suas tentativas de contato.
André afirma que a filha está bem e que a devolverá "no momento oportuno".
Diante do desaparecimento, Fabrícia acionou a Justiça contra André. O caso está sendo investigado pela 110ª DP (Teresópolis). "Conseguimos um mandado de busca e apreensão com o apoio do juiz e do Ministério Público. Estamos em diálogo com a OAB e a Comissão de Direitos Humanos devido à violação dos direitos da criança", informou Joice Silva, advogada de Fabrícia.
Paulo Henrique Lima, presidente da Comissão da OAB, também acompanha o caso. "Precisamos de ações institucionais coordenadas para acelerar a resolução desse caso, que ameaça a segurança da criança e a integridade da mãe", afirmou Paulo.
A defesa de André Patrocínio Dias confirmou que ele está com a menina e que ela está bem. O advogado de André alegou que a mãe impedia o contato entre pai e filha e que estão sendo tomadas as medidas cabíveis para resolver a situação. No entanto, a defesa não revelou o paradeiro de André e Helena.
Em nota, a Marinha declarou estar à disposição para colaborar com a investigação e repudiou qualquer ação que atente contra a vida, a honra e os princípios dos militares.
Comentários