Foto: Reprodução | Estúdio da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro |
O RÁDIO DEFINITIVAMENTE MUDOU! - No Brasil, existe um movimento legalizado, e incentivado pelo governo federal pelo fim das rádios em AM. Muita gente ficou triste com essa mudança, mas no futuro, a frequência de AM, deverá ser usada para propagação de sinal de internet Banda larga. Isso possibilitará que pessoas a longa distância e lugares de difícil acesso tenham acesso à internet. Diversas emissoras de rádio, já fizeram a migração para frequência de FM, que apesar de ter um áudio mais limpo, tem menor potencia, e menor alcance.
Para que as rádios possam sobreviver, é preciso estar nos aparelhos de celular, porque hoje em dia as pessoas pouco querem saber de rádio, principalmente os mais jovens, preferem passar o tempo conversando e vendo as notícias nas redes sociais, do que ficar perto de um aparelho de rádio.
As emissoras de rádio, já perceberam que é preciso estar online para não perder espaço, e acabar fechando as portas.
A Rádio Tupi do Rio de Janeiro, desde o início do mês passado, vem transmitindo ininterruptamente pelo You Tube, sua programação. No horário da madrugada, cerca de 1000 ouvintes ficam assistindo à programação por hora, e durante o dia este numero quase dobra.
Essa é a atual realidade do rádio brasileiro. Ou se atualiza com a tecnologia e aceitam-se as mudanças, ou ficará parado no tempo, e esquecido.
Por: William C Simas.
Comentários