MAIS DE 5 MIL TABLETS COMPRADOS PELA PREFEITURA DE NITERÓI ESTÃO SE ESTRAGANDO NO DEPÓSITO DA PREFEITURA
Vereador Douglas Gomes denuncia possíveis irregularidades em depósito da Secretaria de Educação de Niterói
Na tarde desta quinta-feira, 23 de maio, o vereador Douglas Gomes realizou uma inspeção surpresa no depósito da Secretaria de Educação de Niterói, onde afirmou ter encontrado possíveis irregularidades. Segundo o parlamentar, a visita, que fazia parte de uma batida de rotina, revelou a existência de produtos novos em estado usado e a falta de notas fiscais para equipamentos adquiridos.
Durante a fiscalização, o vereador relatou ter encontrado uma caixa de TV de 40 polegadas próximo a televisores de 32 polegadas que aparentavam estar em uso. Além disso, ele destacou a presença de caixas abertas de mouses e a falta de controle sobre os itens armazenados, uma vez que as caixas estavam violadas; tanto as do mouse, quanto as das TVs.
Um dos pontos mais críticos levantados por Douglas Gomes diz respeito aos tablets comprados pela prefeitura. O vereador afirmou que, dos 5.011 tablets adquiridos em 2022, 89 estariam faltando. “Fizemos um cálculo e estamos falando de 6 milhões de reais. Contamos aqui 5.011 unidades e estão faltando 89 tablets. Quero saber onde está a nota fiscal para conferir?”, declarou.
A inspeção também encontrou caixas de tablets molhadas, levantando preocupações sobre as condições de armazenamento. Douglas, questionou a ausência de notas fiscais e requisições de saída dos equipamentos. “Não consigo confirmar sem a nota fiscal. Já pedi aqui aos senhores que nos acompanham. Estamos falando de um investimento de 6 milhões de reais desde 2022”, enfatizou.
O vereador afirmou que um funcionário do depósito, que se identificou como sendo do setor de obras, tentou impedir a fiscalização. “Minimamente impediram nosso trabalho, mas com o poder fiscalizador que represento na Câmara Municipal de Niterói, quero saber onde está a nota fiscal para conseguir conferir?”, disse. Ele também ameaçou chamar a polícia caso não fossem apresentadas as devidas documentações. “Se a nota fiscal não chegar, vou questionar por que a prefeitura não entregou esses tablets. E se continuar assim, vamos levar essas informações para a delegacia”, afirmou.
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Educação não haviam se manifestado sobre os questionamentos levantados pelo vereador Douglas Gomes. A situação permanece sob investigação e a população aguarda esclarecimentos sobre o destino dos recursos públicos e a transparência na gestão dos equipamentos adquiridos para a educação municipal.
Comentários