Foto: reprodução |
A Prefeitura de Niterói Realiza Ação Social de Acolhimento para Moradores em Situação de Rua
Em mais um dia de ação social, a Prefeitura de Niterói promoveu um evento voltado para oferecer auxílio e acolhimento aos moradores em situação de rua.
As equipes de atendimento se dirigiram às ruas do centro da cidade, com foco especial na Avenida Amaral Peixoto e na Praça da República.
A Assistência Social desempenha um papel importante na sensibilização e no convencimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. Esse trabalho é contínuo, e os técnicos de abordagem social realizam o cadastro para benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de obtenção de segunda via de documentação e encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais.
No decorrer deste mês, as equipes da Prefeitura intensificaram suas ações de abordagem social especializada em bairros com grande concentração de pessoas em situação de rua, como Centro, Icaraí e São Francisco. Ao todo, 75 pessoas foram abordadas, e 18 delas aceitaram o acolhimento oferecido. Durante as ações, as equipes recolheram os objetos deixados nas calçadas, que foram devidamente embalados, identificados e armazenados em um depósito público. As pessoas em situação de rua têm a possibilidade de solicitar a devolução de seus pertences. Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizados cerca de 38 mil atendimentos no Centro Pop, que serve como a porta de entrada para o atendimento à população em estado de vulnerabilidade social. Em média, ocorreram 260 atendimentos diários no local.
É importante ressaltar que muitos dos moradores em situação de rua enfrentam problemas relacionados ao uso de substâncias e, por vezes, recusam-se a deixar as ruas ou a receber ajuda.
Alguns parlamentares da Câmara Municipal defendem a remoção forçada dessas pessoas das ruas, o que gera debates acalorados, aproveitando a situação lamentável e degradante vivida por essas pessoas para fins políticos.
Comentários