Foto: reprodução |
ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS DO DIA 8 DE JANEIRO DE 2023
No dia 8 de janeiro de 2023, Brasília foi novamente palco de uma tentativa de golpe de Estado que abalou a democracia do país. Um grupo de bolsonaristas, que incluía apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, invadiu a Esplanada dos Ministérios e lançou pedras contra o Palácio do Planalto, a sede do governo federal, e também contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação causou tumulto e deixou um rastro de destruição, com vidraças quebradas em vários prédios públicos da região. As investigações sobre o episódio apontam para a possibilidade de que a ação tenha sido planejada por grupos radicais de extrema-direita, que buscavam criar uma crise política e pressionar as instituições para que adotassem medidas autoritárias.
Há suspeitas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro possa ter incentivado ou mesmo sido o mandante da invasão, dado o seu histórico de declarações controversas e atitudes antidemocráticas. Desde que assumiu o cargo em 2019, Bolsonaro tem sido criticado por sua postura agressiva e polarizadora, que muitas vezes inclui ataques à imprensa, aos adversários políticos e às instituições democráticas do país. Além disso, ele tem sido acusado de promover um discurso de ódio e incentivar a violência entre seus seguidores, o que pode ter contribuído para a onda de radicalismo que tem crescido no Brasil nos últimos anos.
Essa tentativa de golpe em Brasília é um alerta para a fragilidade da democracia no país e para a necessidade de fortalecer as instituições e proteger os valores democráticos contra os ataques de grupos autoritários e antidemocráticos. A sociedade brasileira precisa se unir em torno dos valores democráticos e resistir a qualquer tentativa de subverter a ordem constitucional.
Uma CPI, está sendo formada, para apurar responsabilidades, e investigar, e punir possíveis culpados.
Comentários