ESCOLA PARTICULAR SANTA MARTA: POR QUE UMA DAS MAIS TRADICIONAIS ESCOLAS DO FONSECA FECHOU AS PORTAS À 23 ANOS ATRÁS
Foto: SpingRV |
Niterói - Na década de 80, a Escola Particular Santa Marta, era uma referência educacional na cidade de Niterói, e era considerada uma das melhores escolas da zona norte de Niterói. Os donos, o sr. Alexandre, e a dona Lígia, eram também os diretores da instituição, que alfabetizou, e formou centenas de crianças nas décadas de 80 e 90.
A escola, porém, fechou as portas no ano de 1999, quando as leis ficaram mais arrochadas para quem era empresario no setor de ensino.
O comerciante, conhecido como 'Pastel', que é dono da antiga cantina da Escola Particular Santa Marta, conta que os proprietários da escola, o sr. Alexandre, e a dona Lígia, tinha muitos problemas com pais de alunos que não pagavam as matrículas, e o negócio para eles começou a ficar inviável.
Depois de 23 anos do fechamento da escola Santa Marta, 'Pastel', contou para a SpingRV, que continua abrindo a cantina de Segunda a Segunda, e que permanece no mesmo local.
''Nós chegamos a ter 20 funcionários, trabalhando aqui dentro da cantina.'' - recordou, Pastel.
u |
Foto: SpingRV - O comerciante, Pastel, resiste no mesmo local a 40 anos. |
Hoje, com 70 anos de idade, Pastel, conta que não acredita mais na reabertura da escola, e disse que as instalações estão tão precárias, que para reabrir a escola, talvez fosse preciso jogar os antigos prédios no chão e fazer novas construções.
Pastel, contínua com a antiga cantina, e está ali a 40 anos. Ele nos contou que se recorda da época em que um raio caiu no Horto Botânico do Fonseca, deixando pelo menos duas vítimas, fatais.
Aconteceu 3 anos após ele começar a trabalhar na cantina do Santa Marta.
No local atualmente funciona um espaço de Paintboll, e uma escola de natação.
Os donos do espaço da antiga escola Santa Marta, são os herdeiros, filhos da dona Lígia, e do sr. Alexandre, o Carlos Alexandre, e o irmão, Márcio.
Comentários