Foto: reprodução |
A TV Globo apresentou requerimento ao Ministério das Comunicações nesta terça-feira (20) solicitando a renovação da concessão das emissoras que mantém em cinco localidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
A empresa tem alcance nacional, mas nas demais localidades assim como outras redes de TV, A Globo tem emissoras afiliadas que por contrato tem o direito de retransmitir sua programação, jogando o sinal da Globo para todo Brasil. Por isso que é uma rede de TV.
Pela lei vigente, a Rede Globo cumpre todas as regras para renovação de sua concessão. Dívidas de emissoras de TV, não são e não devem ser usados como motivo para a não renovação de concessão.
O presidente Jair Bolsonaro, tem dito em diversas ocasiões que dificultaria a renovação da concessão da Rede Globo.
Em entrevista à rádio Tupi do Rio de Janeiro, em fevereiro, Bolsonaro lembrou que o requerimento da TV Globo teria que ser feito até o fim do ano, e perto das eleições para a sua sucessão.
"Da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia [com a documentação exigida por lei para obter a concessão]", disse ele. "Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades", completou.
O governo de Bolsonaro, pode até retardar a analise dos documentos, e atrasar a retirada da renovação de concessão, porém isso não pode tirar a emissora do ar, e a autorização antiga seguiria valendo.
Comentários