ABSURDO!!!! PREFEITURA DE NITERÓI REDUZ TEMPO EM QUE PESSOAS PODEM FICAR SEPULTADAS PARA MENOS DE 3 ANOS
Foto: SpingRV |
Desde de 2017, o cemitério Maruí vem passando por problemas de superlotação. Em 2018, durante um período, o cemitério chegou a aceitar somente 3 sepultamentos por dia. Se houvesse uma demanda maior, os corpos teriam que ser transferidos para cidades vizinhas ou outros cemitérios da cidade.
De 2019 pra cá, houve uma licitação, e uma concessionaria passou a administrar o cemitério Maruí, que vinha sofrendo com depredações, e como já dissemos, com a falta de sepulturas. As capelas foram reformadas, e pelo menos no que diz respeito a conservação das capelas, os familiares de falecidos tem um conforto melhor na hora de velar seus familiares.
Com a nova administração, o problema de superlotação no cemitério Maruí, não foi resolvido. E a prefeitura de Niterói, por meio de comunicado decidiu que o período em que uma pessoa pode ficar sepultado nos cemitério da cidade que era de 3 anos, agora caiu para 2 anos e 9 meses. A cidade de Niterói comete o absurdo de ter um dos menores tempos do Brasil em que um corpo pode ficar usando uma sepultura nos cemitérios da cidade.
No comunicado, a prefeitura alega que não houve tempo para que novos nichos pudessem ser construídos, e a prefeitura diz que a obra está em fase de licitação.
O comunicado porém não fala a respeito do prazo tão curto para o uso de sepulturas e gavetas, que nada tem a ver com os nichos.
Além disso, em um outro comunicado, a concessionaria que administra o cemitério Maruí, informou que as capelas de velórios só podem ser ocupadas e utilizadas para velório de falecidos pelo prazo de 2 horas, mas não explicou os motivos para essa limitação
Mas o descaso com a população e o desrespeito com os falecidos não para por ai! O cemitério está completamente abandonado! Não há segurança na parte da noite, e muito menos ronda noturna.
Sepulturas estão sendo depredadas, e esculturas de bronze foram roubadas. Os marginais roubam todo tipo de metal de valor que encontram nas dependências do cemitério, e agem com toda liberdade no interior do cemitério a noite.
Na parte central do cemitério Maruí, onde fica a quadra da Marinha, os muros foram derrubados por vândalos, e os ferros das grades do cemitério foram todos furtados.
Sepulturas de celebridades, e de 'santos populares' não tem QRcode para visitantes ter acesso a informações de falecidos. Até para que familiares possam fazer reparos nas sepulturas perpetuas, há burocracia. O familiar precisa abrir um processo que pode levar até 30 dias, para ele poder fazer a manutenção de algo que pertence a ele mesmo e aos seus familiares.
Após a exumação, os restos mortais de falecidos que são reclamados pelas famílias são removidos para um nicho da família, e os ossos não reclamados devem ser depositados em um ossuário geral. Porém os dois ossuários gerais do Maruí, estão lotados.
A SpingRV, tentou contato com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, mas não conseguimos contatos. Nenhum responsável atender aos telefonemas.
Comentários