TENENTE JARDIM: AS VESPERAS DE COMPLETAR 33 ANOS DE IDADE, CAMPO DA GRUTA PERMANECE EM OBRAS QUE JÁ PASSARAM DO PRAZO DE ENTREGA
Foto: SpingRV |
O campo da Gruta se tornou um dos mais importantes pontos de lazer do bairro de Tenente Jardim, logo após a construção do CIEP 425, onde havia um campo muito maior, e após a desativação do colégio Municipal Monsenhor Uchôa, onde havia uma excelente quadra de esportes.
O campo da Gruta foi criado em 1989, por um morador chamado Geraldo, que residia ali mesmo na travessa Oliveira Lima. O senhor Geraldo começou a improvisar balizes de bambu para jogar futebol com seus sobrinhos sempre no final da tarde. Logo, começaram a aparecer jovens para jogar no mesmo horário. Aos poucos, as balizes de bambu foram substituídas por madeiras, e o futebol se torno diário no local. Nascia assim o campo da Gruta.
Antes de ser um campo de futebol, havia no local um grande curral de bois, e um alagado onde moradores se dirigiam a noite ou pela manhã para caçar rãs.
O alagado deu lugar a algumas casas e uma igreja, e o campo da Gruta foi ficando cada vez mais usado. Nos primeiros anos, a gruta recebeu uma quantidade de areia de praia trazidas por caminhões. Isso facilitou a pratica de esportes no local.
Na gruta aconteceram grandes festivais de balões, cruzadas evangelísticas, festivais de cafifa, e muitos torneios de futebol.
Atualmente, há projetos sociais na comunidade que carecem da liberação do espaço e conclusão da obra para continuar com suas atividades.
TRAGÉDIA NA GRUTA
A cerca de 12 anos atrás, fortes chuvas assolaram o estado do Rio de Janeiro, e a comunidade onde fica o campo da Gruta foi gravemente afetada. Pessoas perderam suas vidas no local, e muitos ficaram desabrigados. Autoridades queriam acabar com a comunidade da Gruta, e tirar as casas de todos do local. Mas a comunidade resistiu a tragédia, e continua firme e forte. O campo da Gruta foi testemunha de momentos felizes e tristes.
BRIGA GENERALIZADA E BALIZES ARRANCADAS
Por volta de 1994, uma partida de futebol entre moradores de Tenente Jardim, e da Comunidade de Nova Brasília, aconteceu no campo da gruta. Não se sabe exatamente oque aconteceu, mas os dois times se desentenderam em campo e houve uma grande briga no local.
As balizes foram arrancadas, e por algumas semanas o futebol na gruta ficou suspenso.
Durante um baile funk no clube Independente, no mesmo mês, os mesmo participantes da briga se encontraram e houve um novo confronto e o baile teve que ser encerrado.
O assunto chegou até os ouvidos de uma pessoa influente da Nova Brasília que disse que não queria ter mais qualquer tipo de informações sobre novas brigas envolvendo essas pessoas, e que era melhor que eles se entendessem e fizessem as pazes. Desde então a paz voltou a reinar.
O campo da gruta foi palco de grandes partidas de futebol, e times de peneira do Botafogo, e do Canto do Rio chegaram a jogar na localidade.
As vésperas de completar 33 anos de existência, O campo da Gruta passa por obras oficiais pela primeira vez em sua historia, em valores orçados de quase 1 milhão de reais.
Inicialmente as obras deveriam ter sido concluídas em Fevereiro deste ano, mas já há um atraso na entrega de quase 3 meses.
As novas dependências contarão com vestiários; e o campo receberá grama sintética, e uma pista para caminhada e aquecimento dos jogadores, será construída em volta do campo.
Nenhum evento de comemoração foi marcado até então para comemorar o aniversario do mais famosos campo de futebol do bairro.
As obras de revitalização do Campo da Gruta são iniciativa da Prefeitura de Niterói, e da AMATJIM, Associação de Moradores e Amigos de Tenente Jardim.
*Obs: A SpingRV, é um veiculo de comunicação independente, sem qualquer tipo de ligação com políticos, com a AMATJIM, ou órgãos públicos.
Comentários