ALGUNS PASSAGEIROS RECLAMA DE ESPERAR MAIS DE 30 MINUTOS PARA CONSEGUIR UMA CORRIDA
As plataformas de transportes por aplicativo UBER e 99 terão que dar explicações ao PROCON - RJ, sobre o aumento de cancelamentos das corridas. Em apenas 30 dias, foram 743 reclamações de clientes insatisfeitos com o serviço prestado.
Segundo o PROCON, as maiores reclamações sobre cancelamento, é que muitas vezes o motorista não vai até o local do inicio da corrida, e o cliente é obrigado a fazer o cancelamento, e esperar outro carro. Além de ficar muito tempo esperando, o cliente ainda é obrigado a pagar uma multa por cancelamento que pode chegar até R$7,00.
O 99Taxis, recebeu 225 reclamações, pelos mesmos motivos. A legislação federal diz que as empresas de transporte não pode se recusar a prestar um serviço para um passageiro que esteja disposto a pagar pela corrida, mesmo que o motorista alegue que está em área de risco.
Segundo o código de defesa do consumidor, quando o motorista escolhe qual corrida vai querer fazer, está cometendo uma pratica abusiva contra os clientes.
O presidente do PROCON carioca, Igor Costa, as empresas tem 10 dias para dar explicações apresentando a defesa a partir do momento que forem notificadas legalmente.
Em nota, a ASSOSCIAÇÃO BRASILEIRA DE MOBILIDADE E TECNOLOGIA, que é representante destas empresas, disse que os motoristas de aplicativo são profissionais independentes, e que assim como usuários, podem cancelar as viagens quando julgarem necessário.
A nota segue dizendo que essas empresas associadas tem politicas próprias, e que comportamentos intencionais de cancelamento de viagens que prejudiquem a experiência dos usuários, são analisadas, e podem resultar em ações nas contas envolvidas.
Comentários