O PERIGO QUE CORREM OS PILOTOS E AERONAVES QUE ENTRAM NO ESAÇO AEREO AFEGÃO
Foto: G1 |
CABUL: Os pilotos que estão entrando em espaço aéreo afegão, não estão mais contando com o monitoramento do espaço aéreo do Afeganistão. O piloto fica operando 'as cegas', e pode até ser atingindo por um míssel, ou alvejado por radicais islâmicos. Antes de partir para uma missão de resgate, os pilotos são avisados de que entrarão no espaço aéreo afegão, e que a partir do momento que entrar lá estará operando por sua conta e risco.
Os aviões de resgatem tem apenas 30 minutos para pousar no aeroporto de Cabul, embarcar os passageiros e deixar o local. Cabul voltou a ser uma zona de guerra, e especialistas no assunto dizem que o risco de atentados é muito grande.
Em volta do aeroporto, é possível encontrar carros abandonados de famílias que deixaram o país. Alguns, vendem os carros ali mesmo do lado de fora do aeroporto por qualquer dinheiro que conseguirem no momento.
Alguns pilotos relataram que ao se aproximar de solo afegão, é possível ver as pessoas na pista do aeroporto desesperadas como se fosse um formigueiro, tentando embarcar a qualquer custo.
O risco de colisão entre as aeronaves é gigantesco, uma vez que ela operam no visual. Os pilotos tentam se comunicar com rádio entre si mesmos na mesma frequência. O aeroporto Internacional de Cabul, está em elevada altitude, e cercado de montanhas, oque faz os pousos e decolagens serem ainda mais arriscados....
É uma tragédia humanitária.
Comentários