EM 2011 O GOVERNO SERGIO CABRAL AVANÇOU FEROZMENTE CONTRA O CRIME ORGANIZADO, E A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO PENSOU QUE FINALMENTE O ESTADO ESTAVA DERROTANDO OQUE CRIME, ATÉ QUE...
No final de 2011, o governo de Sergio Cabral era aplaudido nas comunidades cariocas. As UPPs entravam dentro de favelas prendendo e expulsando traficantes que se viram acoados. O governo conseguiu apoio de empresários como Eike Batista no apoio das UPPs. Algumas comunidades com UPPs passaram a explorar o turismo e tudo indicava que o Rio de Janeiro estava no caminho certo. Na TV, o comercial de fim de ano do governo do estado, mostrava jovens de comunidades carentes cantando uma musica de Clara Nunes, intitulada 'JUIZO FINAL' Na retrospectiva da Rede Globo, vimos as imagens dos traficantes fugindo do Complexo do Alemão.
O governo Federal apoiava o governo do estado, e recursos eram fortemente injetado no RJ. Até que.... DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO no governo de Sergio Cabral começaram a aparecer. E logo, problemas no processo de pacificação da UPPs, e até reclamações dos próprios policiais. As UPPs de lata começaram a ser atacadas por traficantes que já viam no projeto uma certa fragilidade. O desvio de verbas bilionário começou a causar reflexo não somente no projeto das UPPs, mas em outros setores do estado como saúde, e educação. O governo de Cabral mesmo assim conseguiu eleger um sucessor. Mas as dividas do estado , os desvios de verba eram agora aparentes, e não demorou muito para que o governador Pezão, que substituiu Cabral também tivesse seu nome envolvido nas denuncias de corrupção. Sem dinheiro, as UPPs foram sucateadas, e o projeto fracassou.
No caso Amarildo, a população carioca teve uma certeza: Que estavam novamente a mercê do crime organizado. (Texto original de propriedade da SpingRV)
Comentários