No dia que completa -SE hoje, 21 anos da morte de LEONEL DE MOURA BRIZOLA, a SpingRV, faz essa singela homenagem ao único politico que conseguiu governar 2 estados diferentes da federação. Lutou contra a ditadura militar, e pelas diretas já! Brizola foi o politico que mais escolas construiu na historia do Brasil. Foram quase 500 só no estado do Rio de Janeiro. Contratou em seus governos, mais de 9.000 professores. Quando foi governador, ficava inconformado ao ver barracos de madeira nas favelas, e decidiu zerar o imposto do cimento provocando a queda dos preços do saco do cimento no Rio de janeiro. Assim os barracos de madeira começaram a ser substituídos por casas de tijolos. Proibiu a policia de fazer operações nas favelas durante as madrugadas ou em horários de saída e entrada de crianças nas escolas. Apoio o projeto UMA LUZ NA ESCURIDÃO, levando luz elétrica para locais do estado do Rio de Janeiro na década de 80 que ainda não tinha luz elétrica. Distribuiu título de pose para famílias que não tinham casa própria e não tinha onde construir. Em 1983, Brizola enfrentou a Rede Globo e os militares que tentaram fraudar as eleições dando a vitória a Moreira Franco. Brizola entrou na justiça, conseguiu a recontagem dos votos e descobriu -se uma fraude. Brizola foi eleito pela primeira vez a governador do Rio de janeiro.
Após construir o sambódromo, mesmo sendo inimigo da Rede Globo, convidou a emissora para cobrir o carnaval. A direção da REDE GLOBO, zombou de Brizola, e disse que as arquibancadas iriam cair. Brizola ligou para o dono da Rede Manchete, e ofereceu os direitos de transmissão, feliz, Adolpho Bloch aceitou o convite e a Manchete rapidamente contratou dezenas de câmeras para cobrir o carnaval carioca que foi transmitido para todo Brasil. A MANCHETE, liderou o IBOPE com pontos espantosos humilhando a Rede Globo, de forma vexatório.
Certa vez, foi convidado por Jô Soares, para uma entrevista na Globo, e Brizola foi até lá. Nos corredores da emissora, encontrou com Roberto marinho, e mesmo tendo desavenças ideológicas com o dono da Globo, Brizola o cumprimentou.
Roberto marinho que já estava de saída, resolveu voltar e ficou em um canto acompanhando a entrevista.
Em dado momento, Marinho comentou com um funcionário: Como este homem fala fácil, e como é convincente em suas palavras.
Brizola morreu de infarto no dia 21 de Junho de 2004, deixando um buraco irreparável na politica carioca e do Brasil. Todos os principais jornais estamparam em suas capas a foto do herói nacional. A SpingRV, deixa aqui a singela homenagem. Não estaríamos neste local que estamos agora redigindo está matéria se não fosse LEONEL DE MORA BRIZOLA
Comentários