BOLSONARO DEFENDE VACINAÇÃO E CRITICA MEDIDAS DE ISOLAMENTO. HOUVE PANELAÇOS EM VARIAS PARTES DO BRASIL DURANTE O PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE
As 20:30 horas, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional.
Em discurso em rede nacional na noite desta quarta,(2) o presidente Jair Bolsonaro defendeu a vacinação no país, criticou políticas de isolamento e declarou que "neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados". Enquanto discursava, panelaços foram registrados em várias cidades do país.
O anúncio do presidente e sua postura em relação à vacina representam uma mudança em relação ao que era defendido até o início deste ano, com falas que menosprezavam a necessidade de medidas de contenção da doença.
O presidente também falou sobre a evolução das vacinas no país, destacando o contrato firmado recentemente com a AstraZeneca para a fabricação de vacinas de forma totalmente autônoma e nacional. O acordo entre ambas as entidades foi celebrado na véspera e a previsão é a de que a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) 100% brasileiro comece em junho.
Ainda assim, a fundação reduziu a estimativa de doses disponibilizadas ainda em 2021 em 10 milhões, passando a entregar 100 milhões de doses até o fim do ano, com um possível hiato na produção entre agosto e setembro por causa de doses condicionadas à produção do IFA importado.
Vale lembrar que, antes desse contrato, o governo recusou ofertas da Pfizer para a disponibilidade dos imunizantes no país. De acordo com informações divulgadas pela própria Pfizer, o Brasil poderia ter 70 milhões de imunizantes disponíveis para aplicação no início de 2021.
Comentários