A MAIOR MENTIRA DA MÍDIA MANCHA A IMAGEM DOS SERES HUMANOS
Aline Campbell em Paris (Foto: Aline Campbell/Arquivo pessoal)
Todos os dias ligamos a TV e em varias partes do Brasil os telejornais mostram perseguições policiais, roubos, furtos, trafico de drogas, assassinatos e corrupção. Que tipo de impressão você tira disso tudo?
Pois bem, se você não sai de sua casa, ou de sua cidade para conhecer pessoas diferentes, e se você mora em grandes cidades você pode ter a impressão de que a violência tomou todas as partes do brasil e até do mundo, não é? Com certeza você já deve ter ouvido alguém da cidade grande falar que a violência está em todo lugar, certo?
Mas será que está mesmo?
A verdade que a violência impera onde há desigualdade social, fome, e falta de oportunidades. Parece que a mídia tenta provar que o ser humano é ruim, que é perverso... talvez alguns até sejam, mas a maioria dos seres humanos são pessoas boas. Você só vai descobrir isso se sair do seu circulo social e conhecer pessoas novas.
Em fevereiro de 2021, a SpingRV, foi até Diamantina em Minas Gerais fazer uma matéria sobre a cidade, e falar um pouco sobre a escrava Xica da Silva.
Foto: Ary J. Borges - Posto Coqueiro em Sabinópolis. |
Na volta, fomos traídos pelo nosso GPS, e pegamos uma estrada de volta errada. Para recarregar nosso celulares, paramos em um posto de gasolina chamado Coqueiro, na pequena cidade de Sabinópolis. Assim que estacionamos, fomos recebidos por um frentista, e explicamos que estávamos de passagem e que paramos apenas para descansar.
O frentista então super gentil disse que poderíamos ficar a vontade, e pediu que esperássemos porque colocaria o café no fogo pra que pudéssemos tomar.
Durante o pouco tempo que estivemos ali, parecia que o frentista nos conhecia a muito tempo. Tomamos café, e ele disse que se quiséssemos mais poderíamos pegar.
Antes de ir embora, o frentista disse: Se algum dia vocês passarem por aqui, sinta -se a vontade se desejarem voltar.
O pouco de tempo que estivemos ali, deu pra sentir a hospitalidade e o carinho e respeito com que fomos tratados.
Há um canal na internet chamado, Na Estrada, onde um casal, Lucas e Bia, viajam pelo Brasil abordo de uma Kombi.
Foto: Lucas e Bia - Casal viaja o Brasil abordo de uma Kombi |
Em vários vídeos, o casal destaca a hospitalidade e a bondade que são recebidos em vários estados do Brasil pelas pessoas. Muitas pessoas sem se quer conhecer o casal abre as portas de suas casas para receber o casal, mesmo sendo a primeira vez que estejam vendo o casal na vida.
Há diversos outros viajantes que contam relatos parecidos, que passaram a ver os seres humanos de forma diferente do que veem na TV quando passaram a viajar pelo país ou pelo mundo.
Em 2013, a brasileira, Aline Campbell, de 26 anos, na época, contou que viajou a Europa sozinha tem gastar dinheiro, contando apenas com a ajuda das pessoas.
Em seu livro, ela conta que passou muitas dificuldades, mas que na maioria do tempo foi sempre ajudada por alguma pessoa de alam bondosa.
A mídia realmente passa informações que nem sempre são reais, por vários motivos. As vezes por sensacionalismo, por audiencia, ou por politicagem.
Mas de todas as mentiras que a mídia prega, e que talvez seja as mais nocivas paras as pessoas é está de que os seres humanos são ruins, e que a humanidade está perdida. Isso não é real!
A noticia que retrata um crime, um estupro cometido por um criminoso, não pode jamais ser usado para retratar o caráter de toda humanidade.
Comentários