Foto: Estação Maruí |
Em Niterói e São Gonçalo, o monopólio dos transportes públicos está na mão das poderosas empresas de ônibus. A anos, empresas exploram linhas nas cidades, e nos horários de pico, é que se vê como o serviço é precário.
Em 1997, o governo do estado anunciou um projeto que esticaria o trajeto do trem de Itaboraí, até a frente das barcas em Niterói. Muito se falou, e pouco se agiu, até que em 1998, inventaram a proposta da criação da linha 3 do metrô, que ligaria Itaboraí ao centro de Niterói.
A empresas de ônibus, inconformadas, entraram com a ideia de um corredor viário na alameda São Boaventura. A ideia era de um corredor exclusivo para os ônibus que trariam maior rapidez e fluidez ao transito. O projeto saiu do papel, mas não mudou muita coisa.
Coincidentemente, a ideia surgiu exatamente na época que surgiu a ideia da linha 3 do metrô.
Após a conclusão do corredor viário na alameda, o tal projeto da linha 3 do metrô ligando Itaboraí ao centro de Niterói praticamente desapareceu.
O trem que vinha de Itaboraí para o Barreto, parou de circular definitivamente em 2007, e com a linha totalmente sucateada, e com poucos horários diários, transportava somente 180 passageiros na época em que a linha foi desativada definitivamente.
Segundo informações apuradas pela SpingRV, a linha de trem que liga Itaboraí a estação Maruí, pertence a Supervia atualmente que não tem intenção de voltar a reativa - lá.
Mas oque aconteceu com o metrô? Porque a ideia não saiu do papel?
Talvez devêssemos perguntar para os donos das empresas de ônibus de Niterói e São Gonçalo.
A algum tempo atrás, vendedores entravam nos coletivos, vendiam seus produtos, e soltavam 2 ou 3 paradas depois. Os empresários proibiram os motoristas de pegar vendedores com a desculpa de que atrapalhava a viagem dos passageiros.
O motorista que deixasse um vendedor entrar pegava 3 dias de gancho ou suspensão.
Hoje, estes empresários não falam absolutamente nada, porque os vendedores estão pagando a passagem pra vender os seus produtos e soltar 2 ou 3 paradas depois. E muitas vezes os próprios passageiros pagam a passagem do vendedor.
O castigo destes empresários de olhos gordos que nunca se fartam de grana, veio com o lançamento do Uber. Muitos passageiros foram perdidos porque o uber é bem mais econômico quando você vai viajar com 2 ou 3 pessoas em um trajeto que uma única linha de ônibus faz.
Mas talvez a maior covardia destes lobos empresários é colocar o motorista pra dirigir e cobrar as passagens, você não acham?
Parece que eles lucraram muito mandando milhares de chefes de família embora para encher mais os bolsos de dinheiro, mas agora estão sofrendo a pena.
A crise, é castigo divino para estes lobos!!!!
Comentários