EM MENOS DE 5 MINUTOS O FOGO CONSUMIU O GRAN CIRCOS NORTE AMERICANO, E EM MUITOMENOS DE 5 MINUTOS SEMA ARROMBOU SUA JAULA E A LONA DO CIRCO
No dia 17 de Dezembro de 1961, na cidade de Niterói, aconteceu a maior tragédia em ambiente fechado que se tem noticia. Um homem que havia sido expulso dos trabalhos na montagem do circo, resolveu se vingar, e colocou fogo no circo lotado de pessoas. A grande maioria do publico dentro do circo eram crianças.
Muita gente antiga conta essa historia real e trágica, que até hoje é lembrada por sobreviventes da tragédia.. Mas esquecem de dizer que o numero de mortes poderia ter sido muito maior se não fosse a força e a fúria de uma elefanta que arrebentou a jaula quando percebeu o fogo.
Além de conseguir sair da jaula onde encontrava -se presa, Sema, a elefanta que virou heroína, rasgou parte da lona do circo, abrindo caminho para dezenas de pessoas fugirem do fogo salvando suas vidas.
Neste trágico acontecimento, 503, pessoas perderam suas vidas, e o numero não foi maior, porque Sema, conseguiu escapar de sua jaula.
Sema, teve pequenas escoriações, e viveu muito tempo após a tragédia.
A foto abaixo é um dos poucos registros que há da elefanta. Essa foto foi tirada menos de 24 horas depois do incêndio criminoso.
Nesta foto, a trapezista, Antonieta Stepanovich, abraça a elefanta, Sema.
Antinieta, foi a primeira pessoa que viu o inicio do incêndio e gritou para que o publico fugisse.
Comentários