CURIOSIDADE: O IBOPE começou suas atividades no Brasil mediando a audiência das emissoras de rádio. Os primeiros números de audiência, eram obtidos por meio de funcionários que iam até a casa das pessoas e perguntavam que rádio ela estava ouvindo naquele momento. Eles então, entrevistavam um certo numero de ouvintes, e fazia a chamada MATEMATICA DE PROBABILIDADE para chegar aos números de pontos aproximados no IBOPE. Isso mudou nos anos 1980 quando o IBOPE passou a usar um aparelho na casa de diversas pessoas de idades e classes sociais diferentes para medir os números do IBOPE. Nesta época, já era feita a medição do IBOPE para emissoras de TV. Aliás, isso começou a ser feito nos anos 1950. Após a implantação do método que utilizava aparelhos para medir o IBOPE, os números passaram a ser colhidos em tempo real. Mesmo com os aparelhos, a probabilidade matemática sempre foi o método utilizado para medir a audiência, até porque o método sempre se mostrou altamente confiável e eficaz. Emissoras de TV que estavam sempre perdendo no IBOPE para Rede Globo, contestavam os números, sempre que podiam. Porem a poucos anos atrás, uma nova empresa chegou ao Brasil oferecendo as emissoras de TV o mesmo serviço prestado pelo IBOPE, e prometia números mais precisos e a utilização de aparelhos mais sofisticados para recolhimento dos números. Emissoras como SBT, RecordTV, e RedeTV, se apresaram em contratar os serviços da empresa alemã que demorou mais do que devia para começar a divulgar os primeiros números. Acreditava -se que o IBOPE seria desmascarado, assim que os primeiros números da nova empresa fossem divulgados.
As emissoras de TV que contestavam os números do IBOPE, e que acreditavam que a Globo, comprava os números do IBOPE, tiveram uma grande decepção.
Os números apresentados pela concorrente do IBOPE no Brasil eram praticamente semelhantes aos números obtidos pelo IBOPE.
Algo que também sempre foi questionado, é como o IBOPE conseguia os números, se poucas pessoas tinham o aparelho em casa e muitos dizem que nunca foram questionados em pesquisa.
Primeiro é que quem possuí o aparelho em casa, não pode dizer que tem o aparelho, pois no momento em que aceita participar, ela precisa assinar um contrato. Em segundo lugar, para obter os números, apenas um determinado numero de pessoas já é o suficiente matematicamente para obter resultados que se buscam saber.
Comentários