TV TUPI - 70 anos | Se estivesse em funcionamento, a Tupi estaria comemorando 70 anos.
Foi a primeira emissora de TV na América latina. E acreditem; quando a emissora foi aberta, havia menos de 10 aparelhos de TV no Brasil, e um destes aparelhos estava dentro da emissora. Outros aparelhos foram espalhados em pontos estratégicos da cidade de São Paulo como vitrines de lojas por exemplo. Logo, as pessoas com maiores condições financeiras começaram a ter acesso aos primeiros aparelhos de TV, e a Tupi cresceu se tornando uma rede de TV. A emissora teve sua concessão caçada pela ditadura militar no inicio da década de 80, com a desculpa de que a emissora estava endividada, e que não conseguia pagar seus funcionários. No Rio de janeiro, no dia do fechamento, 18 de Junho de 1980, funcionários imploraram ao presidente Figueiredo que deixasse a emissora em operação pois eles mesmo arcariam com as despesas da emissora. Não foram atendidos!
A emissora então colocou no ar como a sua ultima programação, uma mensagem do papa João Paulo II, e logo que a programação estava no final, um funcionário da DENTEL foi até o Sumaré, onde ficavam os transmissores da Rede Tupi, e avisou por rádio que a emissora estava saindo do ar.
Na tela, os telespectadores da Tupi viram uma mensagem escrita: "Até breve", e o funcionário da DENTEL arrancou uma das vívulas de transmissão do transmissor da Tupi.
Assim, encerrou -se a historia da mais antiga TV da America latina na época, e da primeira emissora do Brasil e da America Latina.
No final da década de 90, o grupo Diários Associados, que eram donos da Rede Tupi, ganharam na justiça uma indenização, pois a justiça entendeu que a retirada da emissora do ar foi ilegal.
Assim, além da indenização, o grupo poderia tentar reaver a concessão caçada. Mas por motivos financeiros, o grupo Diários Associados preferiu não tentar reabrir a emissora.
Comentários